Um quarto das espécies de fauna e flora do mundo estarão ameaçadas de extinção durante este século caso a temperatura média do planeta aumente dois ou três graus em relação a 1990, advertem especialistas. "É altamente provável que as alterações climáticas se traduzam na extinção de numerosas espécies e na redução da diversidade dos ecossistemas", refere um esboço do relatório que será apresentado sexta-feira por especialistas reunidos em Bruxelas e que é citado pela agência France Press. Os corais e ursos polares são algumas das espécies em extinção durante este século devido ao aumento da temperatura média.
(...)
No Árctico, onde o ritmo de aquecimento é duas vezes mais rápido do que a média, os ursos polares são directamente ameaçados pela diminuição dos bancos de gelo. Numa fase inicial, o aumento da temperatura e das emissões de dióxido de carbono (CO2) pode ter efeitos positivos no crescimento das plantas nas regiões temperadas. No entanto, à medida que o calor aumenta o fenómeno inverte-se e a vegetação começa definhar.
Catarina Isabel Machado, 12 anos, 6I
21.06.07
* Proibida reprodução slide sem autorização dos autores deste blogue. Para qualquer assunto deixar mensagem ou enviar email.
* Proibida reprodução slide sem autorização dos autores deste blogue. Para qualquer assunto deixar mensagem ou enviar email.