Sunday, April 22, 2007

Eight Below





Antárctida | Eight Below


Equipas de cientistas de vários países do mundo são os visitantes sazonais da Antárctica. Eight Below, com tradução portuguesa "Antárctida: Da Sobrevivência ao Resgate", é um emocionante filme de aventura e drama.

Inspirado nos acontecimentos verídicos da Expedição Japonesa à Antárctida, em 1957, Eight Below é um filme que fala de valores como lealdade, amizade e tenacidade, numa região inóspita, como é a região polar.

Sinopse:

A acção desenvolve-se em torno de Jerry (Paul Walker) e da sua sincera amizade  para com os seus 8 cães: Buck, Dewey, Max, Maya, Old Jack, Shadow, Shortie e Truman. Tudo começa na Antárctida, com uma equipa de expedição científica composta por três membros: Jerry Shepard, o guia da viagem; o seu melhor amigo, Cooper (Jason Biggs) e um mal humorado geólogo americano Davis McClaren (Bruce Greenwood).



Eight Below

Uma equipa de cães-trenó, os yuskis, é deixada para trás, devido a uma intensa e repentina tempestade. Em condições invulgares, procura sobreviver durante mais de seis meses, até ser resgatada.

Maya a líder do grupo é interpretada por esta yuski de sete anos Koda Bear estrela de outros filmes. Com ela, esteve também Jasmine, uma cadela yuski que foi resgatada de um refúgio de animais, no Colorado (Estados Unidos).





Eight Below

Um dos momentos mais comoventes é este: o salvamento dos cães pelo seu treinador que nunca desistiu de voltar à Antárctida para recuperar a matilha.

A nossa Professora foi ver este filme. E perguntou se queríamos explorar a visualização em sala de aula, para trabalharmos o tema "Ano Polar Internacional".

O filme comoveu-nos muito. Com ele, trabalhámos também os valores: amizade e o espírito de grupo.  Empenhámo-nos no debate ao longo das aulas, já que havia até à data alguns problemas de relacionamento.

É que o sentimento de amizade está profundamente marcado entre o guia e os seus cães e os cães entre si. Agem como cães normais e conseguem demonstrar a sua inteligência e, sobretudo, os sentimentos de amizade e de inter-ajuda.





Trabalhámos também as condições dos cientistas polares que partem para tão longe e tantas vezes são apanhados por condições difíceis que têm que resolver para poder continuar as suas pesquisas.

Depois do visionamento do filme, e de expressarmos os nossos sentimentos, impressões e pontos de vista acerca da pesquisa polar, a nossa turma dividiu-se em grupos e, num espaço de escrita criativa, elaborámos textos narrativos muito interessantes. 

Baseei o meu post no blogue da Professore BlogdosCaloiros que é um blogue educativo de enriquecimento curricular das nossas aulas de Português, e onde debatemos com a Professora assuntos de interesse geral para desenvolvimento das nossas competências. O post intitula-se Antárctida: da sobrevivência ao resgate e foi publicado em Abril 2006.


Francisco Melo, 11 anos, 6C

30.04.2007

No comments: