Saturday, April 14, 2012

Titanic no Canal História





Amanhã, dia 15 Abril são assinalados os 100 anos do desastre do Titanic. O canal Historia está a marcar a data com uma programação especial (dias 13,14,15 Abril  2012) que terá como ponto culminante a estreia do documentário ‘Titanic: Mistério Resolvido’, um grande trabalho exclusivo com duas horas de duração que vai ser emitido simultaneamente em todos os canais História do mundo. 

Este trabalho foi possível graças à colaboração de numerosos cientistas e empresas especializadas em investigação subaquática e a utilização de tecnologias de alta qualidade. 


Imagem navio Titanic

O documentário reúne as descobertas e conclusões da última expedição realizada ao local e contribui com importantes notícias sobre o acidente até agora não divulgadas. 

Entre os resultados da expedição figuram a elaboração, pela primeira vez, de um mapa completo da zona do naufrágio, construído graças a mais de 100.000 fotografias realizadas por robôs submarinos autónomos, bem como a localização de numerosas peças do navio que não tinham sido descobertas até ao momento. Entre essas peças, estão, cinco enormes caldeiras, uma porta giratória e uma escotilha. 



Imagem virtual: Titanic fora do oceano

Nos vinte cinco anos que passaram desde a localização do local do naufrágio, ninguém tinha explorado a zona na totalidade e, por isso, ninguém possuía  as conclusões para saber o que poderá aconteceu naquela fatídica noite de 15 Abril 1912.


Quase metade da área do naufrágio continuava escondida e desconhecida e uma parte significativa do navio, que podia revelar a forma como se partiu, estava desaparecida.





Imagem © Premium Exhibitions, Inc./
Woods Hole Oceanographic Institution (2010)


Agora, decorridos 100 anos, cada centímetro do local é conhecido e cada peça do navio está documentada exactamente no sítio onde se afundou no oceano há um século.

Enquanto alguns programas que assinalam o centenário do naufrágio mencionam teorias e especulações, o documentário do História Titanic: Mistério Resolvido apresenta novas descobertas baseadas em provas recolhidas no local para analisar o desastre e mostrar exactamente como o navio se partiu. 

A partir desta investigação, poderemos saber quem ou o que provocou o desastre e quem foi acusado injustamente. 

Além disso, e graças à utilização de um hangar virtual e à aplicação de técnicas semelhantes às usadas em vaivéns espaciais e na investigação de acidentes de aviação, vai ser feita uma reconstrução completa do acidente do Titanic que, segundo os indícios, se precipitou para o fundo rodando como as hélices de um helicóptero. 



Supomos que será uma emissão muito completa que não queremos perder!




2 comments:

Francisco said...

Depois de ler aqui no blog, pude assistir à série no canal História!

Muito boa!

Obrigado pela dica! Passarei mais vezes :-)

Green Torrinhas said...

Olá Francisco :)

Que bom! É sinal que somos lidos e que podemos alertar para assuntos de interesse.

Achamos que era bom divulgar aqui, no nosso blogue polar, já que o desastre se deveu a um iceberg.

A série era excelente!

Obrigada por comentares! Volta sempre :)