Monday, November 30, 2015

A COP21 : SOS Planeta





Em 2015, a presidência da conferência regressou a França que se candidatou para a zona da Europa Ocidental. 
A conferência foi preparada, de maneira inédita, com a presidência peruana da COP20 em estreita associação com a sociedade civil. 




A Conferência #COP21 está a ter lugar desde hoje, 30 de Novembro até 11 de Dezembro 2015 em Paris, Le Bourget.

Com 196 países presentes oficialmente, 40.000 participantes e cerca de 3.000 jornalistas, a COP21 deverá ser exemplar no respeito das normas em matéria de qualidade ambiental.
No encerramento da 3ª Conferência Ambiental do Quinquênio, o Primeiro-Ministro tinha declarado a luta contra as alterações climáticas como "a Grande Causa Nacional para 2015".



Porto, Portugal
créditos: Diogo Baptista/Demotix/Corbis




Berlin, Alemanha
Photo: John Macdougall/AFP/Getty Images


Houve manifestações inserida na Marcha Mundial pelo Clima em várias cidades portuguesas, tais como Lisboa, Coimbra e Porto, cidades que engrossaram a extensa lista de cidades que em todo o mundo aderiram a esta iniciativa.




Brussels, Bélgica
Photo: Nicolas Maeterlinck/AFP/Getty Images


Em Paris, onde começou hoje a COP21, realizaram-se várias acções simbólicas, incluindo um cordão humano e uma vigília de pares de sapatos que encheram a Praça da República. Esta foi a forma encontrada para substituir a manifestação, dada a proibição devido ao 'estado de emergência' que vigora na capital francesa. 

Esta mobilização global defende que os delegados presentes na COP21 cheguem a um entendimento sobre um Acordo Global de combate às alterações climáticas.




Tokyo, Japão
credits: Abaca

Na COP21 participam designadamente os Presidentes dos Estados Unidos, da China e da Rússia, bem como, entre outros, os principais responsáveis políticos dos diversos países da União Europeia.

Os 196 países membros estão reunidos na tentativa de acordar um consenso sobre o rumo que a Convenção de Clima irá tomar tomar e assinar um novo acordo global, que possa substituir o esvaziado e combalido Protocolo de Kyoto, único instrumento legal da Convenção. 

Os delegados vão negociar questões centrais ainda por resolver, como a natureza obrigatória do acordo e um possível entendimento para que os países pobres consigam travar combate às alterações climáticas.




Como ouviram, a Ecologia está em perigo! E os países mais pobres estão seriamente em risco de sobrevivência. Há que actuar mesmo já!

A tentativa é de arrancar uma série de directivas que permitam um acordo para que a temperatura média global do planeta não aumente acima de dois graus centígrados face à era pré-industrial.
É um limite que os cientistas consideram ponto de desestabilização do sistema climático. Neste momento, as contribuições de cada país, todas somadas, garantem apenas uma limitação a 2,7 graus.
A temperatura global poderá subir de 2 graus a 4/5 degraus, o que é imenso, pois que o aquecimento global tem vindo a subir nestes últimos anos.



Aquecimento global
créditos: NASA

Os recifes tropicais, as florestas, os glaciares estão a derreter, as espécies que desaparecem, ou estão em vias de extinção, espécies que migram, aspectos  sobre os quais já escrevemos várias vezes neste blog.

O Mar Arctico está verdadeiramente em perigo. Ouviram bem o expert em Biologia no vídeo acima.

A temperatura global poderá subir de 2 graus a 4/5 degraus, o que é imenso, pois que o aquecimento global tem vindo a subir nestes últimos anos.

Esperemos que os políticos cheguem a um consenso sério sobre um acordo ambicioso e vinculativo perante o desafio da desregulação climática que se aplicaria a todos os países.



The COP21 started today in Paris. Nearly 200 countries, 196 to be precise, are meet in Paris from today 30 November until the 11 December 2015, to work on the global agreement addressing climate change


Paris, France
credits: Reuters/Eric Gaillard

On November 28-29th, on the eve of the Paris Climate Summit, hundreds of thousands of people around the world took to the streets.
The Global Climate March was coordinated by a huge coalition of climate groups and activists working together, to show world leaders and delegates in Paris that the world is paying attention and the people are rising up.
Higher temperatures, extreme weather events and higher sea levels are all linked to a warming climate and could have a drastic effect on the world’s regions.
Since 1900, sea levels have risen by on average about 19cm globally. The rate of sea-level rise has accelerated in recent decades, placing a number of islands and low-lying countries at risk.



West Antarctic ice sheet
credits:Not mentioned

The retreat of polar ice sheets is an important contributor to this rise. Arctic sea ice is also shrinking because of higher temperatures, though it makes little contribution to raised sea levels.
By 2025, the United States has pledged to reduce greenhouse gas emissions 26 percent from 2005 levels.
Hoping all the world leaders sign a serious agreement addressing climate change

Geração 'explorer'
30.11.2015

Creative Commons License

No comments: