Saturday, May 26, 2007

Geógrafos portugueses na ilha Livingston





Base Búlgara St. Kliment Ohridski na Ilha Livingston


Gonçalo Vieira, Alexandre Trindade, Mário Neves são três geógrafos portugueses que participam no API 2007. É muito interessante ler os seus diários de campanha, quando se deslocaram à base Livingston.

Gonçalo Vieira (Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa) esteve a trabalhar nas regiões polares em Janeiro e Fevereiro de 2006.

Estudou o solo permanentemente gelado (permafrost) nas Ilhas Livingston e Deception na Antárctida.

"... Ficámos a conhecer muito melhor as características do permafrost das duas ilhas, e a aplicação dos métodos geofísicos que usámos vai proporcionar também excelentes novos resultados, com interesse não só para os estudos na Antárctida, mas também para outras regiões com permafrost..."



Alexandre Trindade esteve em campanha de 7 a 21 de Janeiro 2007.

"A saída de Livingston foi difícil para todos. Estávamos todos divididos entre ficar e voltar para casa. Ficamos na popa do barco durante horas a conversar sobre a campanha, ficando a esperança de voltar para o ano."


E por último Mário Neves! Este esteve em campanha de 29 Janeiro a 16 Fevereiro 2007.

"...A viagem física à Antárctida acabou. As sensações que esta viagem me trouxe, essas perdurarão durante muitos meses...."


Foi muito interessante seguir as suas aventuras através dos diários de campanha!
Ao longo das suas campanhas, os três geógrafos responderam nos blogues pessoais a perguntas enviadas por alunos das escolas portuguesas.

Vários cientistas se têm deslocado às escolas para partilhar as suas experiências com os alunos e motivar as novas gerações para os problemas ambientais, nomeadamente o aspecto mais alarmante - o degelo - provocado pelo aquecimento global.


Nuno Teixeira, 12 anos, nº19, 6I

21.06.2007

No comments: