Ursos polares, baleias-beluga, focas e aves marinhas são alguns dos animais do Árctico ameaçados pela contaminação química, alertou a organização ambientalista internacional WWF, num relatório que aponta vários riscos associados a este tipo de poluição.
«Embora seja difícil estabelecer uma relação directa de causa e efeito, existem razões fortes para relacionar a poluição química com debilidades no sistema imunitário, distúrbios hormonais e alterações de comportamento na vida selvagem do Árctico», refere o documento do WWF (Fundo Mundial para a Vida Selvagem).
Beluga
Autor não identificado*
Vários estudos confirmam que os predadores de topo, como os ursos polares e as belugas, estão altamente contaminados com substâncias químicas, como os pesticidas.
Os principais afectados são os ursos polares, baleias-belugas, focas e aves marinhas, que revelaram algumas alterações a nível hormonal e no sistema imunitário. Apesar disso, ainda não foi provado que estas consequências sejam realmente derivadas da poluição, mas há fortes indícios de que esse seja o motivo principal.
«Os ambientalistas estão preocupados sobretudo com a interacção da contaminação química com outras ameaças à vida do Árctico, como as alterações climáticas, a perda de habitats e a diminuição de alimentos. De acordo com o relatório, este tipo de poluição tem também implicações na saúde dos povos indígenas que dependem de uma dieta marinha tradicional.»
(texto transcrito com supressões)
Fonte: Diário Digital, Lusa, 16.06.2006
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=0&id_news=232486
Inês Gil, 11 anos, 6C
No comments:
Post a Comment