Wednesday, May 30, 2007

Primeiras Expedições






Navio científico James Clark Ross


As primeiras viagens documentadas às águas antárcticas aconteceram no século XVI.

Os primeiros habitantes entraram na primeira metade do século XIX, quando navios baleeiros chegaram à região das Ilhas Sanduíche do Sul.

Houve entretanto algumas explorações esporádicas por parte de navegadores europeus e norte-americanos.

Em 1819, um navio inglês, o “Williams”, desviou-se de sua rota e foi levado às Ilhas Shetland do Sul. De lá, foi fretado para uma viagem mais para o sul, sob o comando de Edward Bransfield e acabou por aportar em 30 de Janeiro de 1820 na Terra de Graham.


Três anos antes, o capitão russo Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen havia descoberto a costa e nomeou-a Terra de Alexandre I.

Também Nathaniel Palmer, um caçador de focas de Stonington, Connecticut, teria explorado a região.
Em 1822, James Wrddell descobriu o mar que tem hoje o seu nome.

Entre o final da década de 1830 e a década de 1840 houve três expedições: a expedição francesa de Jules Dumont d'Urville, a expedição norte-americana de Charles Wilkes e a expedição inglesa de James Clark Ross que percorreram a costa a fim de determinar se a Antárctica era realmente um continente ou um conjunto de ilhas unidas pelo gelo.






An engraving of the USS Vincennes in Disappointment Bay, Antarctica
Artist: C. Wilkes, U.S.N. / Engraver: C. A. Jewett
Source: Smithsonian Institute 


Passaram-se vários anos até o "VI Congresso Internacional de Geografia", realizado em 1895, lançar um apelo para a exploração do Antárctico devido aos benefícios científicos que poderiam daí adevir.

A este chamado, em 1897, respondeu o Barão Adrien de Gerlache que no comando do "Bélgica" deixou Antuérpia com destino à Antárctica.




Adrien de Gerlache ship
Belgian Antarctic expedition


A tripulação multinacional incluía um zoólogo romeno (Emile Racovitza), um geólogo polaco (Henryk Arctowsi), um navegador e astrónomo belga (George Lecointe), vários noruegueses, incluindo Roald Amundsen, e um médico americano, Dr. Frederick Cook.

Em 1898, tornaram então os primeiros homens a passar o inverno na Antárctica, quando o seu navio ficou preso no gelo. Ficaram impedidos de prosseguir em 28 de Fevereiro de 1898 e só puderam continuar em 14 de Março de 1899, depois de se libertarem do gelo.

Durante essa permanência forçada, vários homens perderam a sanidade, não só por causa das noites do inverno antárctico e do sofrimento suportado, mas também por causa dos problemas de comunicação entre as diferentes nacionalidades.


(texto adaptado e com supressões)


Francisca Miranda, 12 anos, 6C
10.05.2007

Creative Commons License

No comments: