Sunday, May 27, 2007

Estação Halley

Halley I

http://....

Halley VI

http://www.sciencepoles.org/pics/scientific_articles/halley6_nightview


Duas instituições britânicas, o British Antarctic Survey (BAS) e o Royal Institute of British Architects (Riba), lançaram um concurso internacional para escolher o projecto da nova Estação de Pesquisa Halley, na Antárctica.

A atual Estação Halley foi instalada em 1956 na Placa Brunt, numa camada de gelo flutuante com cerca de 150 metros de espessura, localizada na região de Coats Land, em homenagem ao astrónomo Edmond Halley, e é a mais remota base britânica na continente antárctico. No inverno, a escuridão permanece por 105 dias.
Os seus ocupantes realizam estudos em meteorologia, glaciologia, sismologia e radioastronomia.

Foi na Estação Halley que se realizaram as primeiras medições que levaram à descoberta do buraco na camada de ozono terrestre.
O problema com a importante base é que há um grande risco que o gelo onde ela está instalada se quebre na próxima década. Por isso, há necessidade de se construir uma nova estação.

A nova base deve ser auto-suficiente, capaz de resistir a temperaturas inferiores a 30 graus negativos, fazer bom uso da energia disponível e representar um impacto mínimo no meio ambiente local. Outro ponto fundamental do projecto é considerar o imenso desafio logístico que significa construir algo com esse porte, numa placa de gelo flutuante que se localiza numa região acessível por embarcações, apenas durante o verão.

“O projecto vencedor será o que melhor unir ciência, arquitetura, tecnologia, engenharia e design. Deverá ser ao mesmo tempo funcional, eficiente e esteticamente estimulante para permitir que ali os cientistas vivam e trabalhem” - disse Chris Rapley, diretor da BAS.

A primeira etapa da competição consistiu no envio de provas de interesse, o que foi feito até 3 de Agosto de 2005.
Os selecionados foram convidados a submeterem propostas conceituais.
Dessas, apenas algumas foram escolhidas para que desenvolvessem projectos para a base.
A actual base Halley VI foi desenhada pelos arquitectos Faber Maunsell e Hugh Broughton que ganharam o concurso internacional RIBA em Julho 2005.
[textos adaptados, com supressões]
Cláudia Carneiro, 12 anos, nº 7, 6C
21.06.2007

No comments: