A nossa ex-colega, Cláudia Carneiro,uma das maiores activistas e colaboradora do blog Geração Polar, sempre atenta e também empenhada comentadora do BlogdosCaloiros, enviou-nos esta sugestão musical!
Um estudo publicado na revista Nature mostra que o degelo dos glaciares em todo o mundo está a esgotar os recursos regionais de água doce e a fazer com que o nível global do mar suba a taxas cada vez mais rápidas.
O novo estudo envolve dados captados de várias fonte, incluindo os satélites, e envolve 35 equipas de investigação multidisciplinares. Segundo os dados, os glaciares têm vindo a perder uma média de 273 mil milhões de toneladas de gelo por ano desde o ano 2000, com uma "aceleração alarmante nos últimos 10 anos".
Michael Zemp, que co-liderou o estudo, explica queforam compiladas 233 estimativas de alterações na massa de glaciares regionais de cerca de 450 fontes de dados, envolvendo 35 equipas de investigação. O projecto Glambie (Glacier Mass Balance Intercomparison Exercise) produziu uma série temporal anual de alterações na massa dos glaciares para todas as regiões glaciares do mundo, com dados de 2000 a 2023.
Segundo a informação partilhada, nas últimas duas décadasos glaciares perderam aproximadamente 5% do seu volume total, com perdas regionais que variam entre 2% nas Ilhas Antárticas e Subantárticas e 39% na Europa Central, o que corresponde a uma perda anual de 273 mil milhões de toneladas de gelo. Em 2000 os glaciares cobriam 705.221 km² e continham cerca de 121.728 biliões de toneladas de gelo, excluindo as camadas de gelo continentais da Gronelândia e da Antárctida.
O vídeo da ESA explica este trabalho de investigação:
Glaciers are indicators of ongoing anthropogenic climate change. Their melting leads to increased local geohazards, and impacts marine and terrestrial ecosystems, regional freshwater resources, and both global water and energy cycles. Together with the Greenland and Antarctic ice sheets, glaciers are essential drivers of present and future sea-level rise. Previous assessments of global glacier mass changes have been hampered by spatial and temporal limitations and the heterogeneity of existing data series. Read more on Nature
Todos conhecemos a competição fotográficaComedy Wildlife Nikkon que selecciona todos os anos as imagens mais divertidas tiradas a animais selvagens, no seu meio natural. O ambiente polar tem menos escolhas, mas aqui estão as vencedoras 2024 !
Aos nossos leitores e seguidores, esperamos que se divertam um pouco com as estas imagens super divertidas!
Desejamos um Feliz Ano 2025! E que possa ser um Ano de Paz para o Mundo.
Sem esquecer, claro um maior empenhamento na protecção do habitat dos animais polares que com o degelo estão em vias de náo poderem sobreviver.