A crise climática está a agravar o número global de desastres naturais, sendo que muitos deles acontecem já simultaneamente. Vários pontos de inflexão podem já ter sido alcançados devido ao aumento global da temperatura em 1.1ºC, causados pela acção do Homem.
Um novo estudo Exceeding 1.5°C global warming could trigger multiple climate tipping point, publicado na revista Science e partilhado no The Guardian, refere que um ponto de inflexão acontece quando um limite de temperatura é ultrapassado, levando a uma mudança imparável num sistema climático, mesmo que o aquecimento global termine.
Pontos sem retorno que já foram alcançados:
- o colapso dos icebergues na Gronelândia, que eventualmente provocarão o aumento do nível do mar;
- o colapso de uma corrente essencial no Norte do Atlântico, afectando as chuvas de que milhões de pessoas dependem para produzir alimentos;
- o arrefecimento do pergelissolo rico em carbono, uma camada do subsolo da crosta terrestre que está permanentemente congelada.
Com um aquecimento global de 1.5ºC, novos pontos passam a tornar-se possíveis de acontecer, o que inclui mudanças nas grandes florestas do Norte, e perda de quase todos os glaciares montanhosos.
No total, os investigadores concluíram que haverá 16 pontos de inflexão, com os seis finais a requerer um aquecimento global de pelo menos 2ºC para serem “activados”. Activar um destes pontos geralmente ajuda a desencadear outros, tendo assim um efeito dominó.
Johan Rockstrom, director do Instituto de Investigação de Impacto Climático de Potsdam, e parte da equipa de investigação, afirmou ainda que “o mundo está a direccionar-se para um aumento de 2 a 3ºC da temperatura global.”
Um relatório recente do Painel Intergovernamental sobre mudanças Climáticas afirmou que o risco de desencadear pontos de inflexão climáticos torna-se alto com 2ºC de aquecimento global.
“Isto significa que a Terra prepara-se para cruzar vários pontos de inflexão perigosos que serão desastrosos para as pessoas em todo o mundo. Para manter as condições de vida na Terra e permitir que existam sociedades estáveis, devemos fazer tudo o que for possível para evitar cruzar estes pontos.”, alerta o director. Leia mais aqui
Climate tipping points are conditions beyond which changes in a part of the climate system become self-perpetuating. These changes may lead to abrupt, irreversible, and dangerous impacts with serious implications for humanity. Armstrong McKay et al. present an updated assessment of the most important climate tipping elements and their potential tipping points, including their temperature thresholds, time scales, and impacts. Their analysis indicates that even global warming of 1°C, a threshold that we already have passed, puts us at risk by triggering some tipping points. This finding provides a compelling reason to limit additional warming as much as possible. —HJS. Read the paper here
Geração 'explorer'
20.09.2022
sources: Lider/ Sustentabilidade/ Science magazine
No comments:
Post a Comment