greenland_com / Creative Commons
Foi descoberto um submundo debaixo da vasta camada de gelo da Gronelândia, segundo um estudo publicado no jornal Nature Geoscience.
A vasta camada de gelo cobre o o Norte da Gronelândia e foi descoberta por um radar que penetra no gelo, durante um dos vôos de pesquisa da NASA.
De acordo com a equipa de investigadores, esta descoberta pode aprofundar o nosso conhecimento sobre a forma como as camadas de gelo da Gronelândia e Antárctida respondem às alterações climáticas.
“Cada vez vemos mais esse fenómeno – a camada de gelo começa a derreter mais rápido” (...) “Acreditamos que o processo de recongelamento eleva, distorce e aquece o gelo acima, tornando-se mais suave e mais fácil de fluir”.
Robin Bell, autor principal do estudo e geofísico do Lamont Doherty Earth Observatory, da Universidade de Columbia.
greenland_com / Creative Commons
Até agora, os cientistas pensavam que as formas que distinguiam abaixo da camada de gelo eram cadeias montanhosas. Agora, com as pesquisas da NASA sabe-se que estas formações são gelo e não rocha.
As formações foram causadas pelo derretimento e subsequente recongelamento da água no fundo da camada de gelo.
A descoberta é tão impressionante que deixa os cientistas mostraram incrédulos com os resultados.
“É algo espectacular. São apenas linhas paralelas planas. O gelo é suposto ser assim, mas aqui está a quebrar todas as regras. São coisas onduladas, distorcidas e loucas, que se encontram debaixo do gelo e são do tamanho de arranha-céus”,
As estruturas cobrem cerca de 10% das áreas da Gronelândia do norte pesquisadas pela NASA.
O derretimento e recongelamento da camada de gelo desenrola-se há centenas ou milhares de anos. Os cientistas já tinham conhecimento destes processos, mas só agora perceberam o que as áreas derretidas estavam a recongelar.
O derretimento e recongelamento da camada de gelo desenrola-se há centenas ou milhares de anos. Os cientistas já tinham conhecimento destes processos, mas só agora perceberam o que as áreas derretidas estavam a recongelar.
Esta investigação é crucial para perceber como devemos responder às alterações climáticas. “Se queremos perceber de que forma o gelo está a responder às alterações climáticas, temos de perceber a sua dinâmica fundamental”
Kirsty Tinto.
Kirsty Tinto.
“Não é apenas saber que estamos a derreter a superfície e que esta superfície está a correr para o mar. Há um sistema lindo e complicado através do gelo e temos de percebê-lo do topo ao fundo para saber o que se está a passar”.
Melting and refreezing at the bottom of ice sheets warps the layer-cake structure above, as seen in this radar image from Greenland.
Credit: Mike Wolovick
The mostly flat topography of Greenland is in sharp contrast to the jagged features found to be underlying much of the ice sheet.
Scientists have discovered a frozen underworld beneath the ice sheet covering northern Greenland.
Beneath the barren whiteness of Greenland, a mysterious world has popped into view. Using ice-penetrating radar, researchers have discovered ragged blocks of ice as tall as city skyscrapers and as wide as the island of Manhattan at the very bottom of the ice sheet, apparently formed as water beneath the ice refreezes and warps the surrounding ice upwards.
Uplifted and deformed ice sheet in the fast flowing Petermann Glacier as seen in this radar image from Greenland.
Credit: Mike Wolovick
The newly revealed forms may help scientists understand more about how ice sheets behave and how they will respond to a warming climate. The results are published in the latest issue of Nature Geoscience.
"We see more of these features where the ice sheet starts to go fast," said the study's lead author, Robin Bell, a geophysicist at Columbia University's Lamont-Doherty Earth Observatory. "We think the refreezing process uplifts, distorts and warms the ice above, making it softer and easier to flow." Read more here
As alterações climáticas estão na ordem do dia e são cada vez mais uma das preocupações de muitos dos cientistas mundiais.
Geração 'explorer'
18.06.2014
Referências :
GreenSavers Portugal
Phys Org
No comments:
Post a Comment