Antarctida Bedrock
A topografia do leito rochoso sob o manto de gelo antárctico é fundamental para a compreensão do movimento dinâmico da camada de gelo, sua espessura e influência sobre o oceano e clima global.
Em 2001, a British Antarctic Survey (BAS) divulgou um mapa de Bedrock, camada de gelo da Antár ida e do fundo do mar que se estende sobre a plataforma continental partir de dados reunidos por um consórcio internacional de cientistas ao longo dos 50 anos anteriores. O conjunto de dados resultante foi chamado BEDMAP (ou BEDMAP1).
Antarctida bedrock
Em 2013, BAS fez uma actualização do conjunto de dados topográficos chamado BEDMAP2 que incorpora vinte e cinco milhões de medições realizadas ao longo das últimas duas décadas, a partir do solo, ar e espaço . Esta animação compara o novo BEDMAP2 conjunto de dados para o conjunto de dados BEDMAP1 originais mostrando as melhorias na resolução e cobertura.
Para melhor compreendermos, sigamos o vídeo abaixo:
Credits: NASA
"Our understanding of what lies beneath the world's biggest ice sheet has taken another leap forward. In this video we strip away Antarctic ice to reveal a new, and much more detailed map of the bedrock below. This map, called Bedmap2, was compiled by the British Antarctic Survey and incorporates millions of new measurements, including substantial data sets from NASA's ICESat satellite and an airborne mission called Operation IceBridge."
Read more here
A ciência e a tecnologia é uma coisa que nos encanta!
Geração 'explorer'
27.10.2013
Referências | References:
NASA | The Bedrock Beneath