Sunday, July 1, 2012

Gronelândia: turistas comem carne de baleia ?



Baleias na Gronelândia

Há algumas décadas, a presença das baleias na Antárctida era abundante. Hoje é uma das espécies dadas como em via de extinção. Daí que se tenha finalmente chegado à proibição internacional da caça à baleia.
Actualmente vigora uma proibição internacional que apenas permite duas excepções: as actividades com fins científicos e a caça de subsistência das populações autóctones (a actividade faz parte da tradição e cultura locais). E a Gronelândia é uma destas zonas.
A Gronelândia é um território ultramarino da Dinamarca que requisita todos os anos 670 toneladas de carne de baleia para satisfazer a procura dos habitantes locais.




Restaurante Dinamarca
Contudo, uma investigação realizada pela Whale and Dolphin Conservation Society (WDCS) revelou que o principal destino desta carne são os turistas. 
A organização verificou que a carne de baleia está disponível em restaurantes, hotéis e supermercados.
“Mas para quem realmente é esta carne?”, alerta Chris Butler-Stroud, CEO da WDCS. 
Nos 24 dos 31 restaurantes visitados estava disponível aos turistas carne proveniente da baleia-comum, da baleia-anã e baleia-da-Gronelândia. 
“A nossa investigação mostra que a necessidade de mais baleias é promovida pelo mercado e não pelas necessidades aborígenes.”
Chris Butler-Stroud



credits: Robert Pitman 
Nos últimos 24 anos, os pedidos de quotas de caça à baleia aumentaram 89%. No entanto, a população nativa da Gronelândia só aumentou 9.9%. Também o número de caçadores licenciados diminuiu 39%.
É esperado que a Dinamarca peça à "Comissão Baleeira Internacional" o aumento das quotas de caça à baleia na reunião da Comissão que decorrerá no próximo mês.
A organização alerta ainda os turistas que é ilegal e pode dar pena de prisáo trazer carne de baleia comprada na Gronelândia para os Estados Unidos ou União Europeia.
Para quando o final deste terrível extermínio das baleias, uma espécie marinha já em vias de extinção há alguns anos, e um acto selvático de animais que têm uma importância vital na biodiversidade marinha?



Observação de baleias azuis | Antárctida
The International Whaling Commission (IWC) is holding its annual meeting in Panama during the first week of July. As it does so, a WDCS undercover investigation reveals whales killed for supposed ‘desperate local needs’ in Greenland are being served to tourists.
Read more here

Geração 'explorer'

01.07.2012

Creative Commons License



No comments: