Sunday, June 17, 2007

Ano Polar Internacional 2008




Pinguim Pinguim *



James Clark Ross *


Leões marinhos *


* Fotografias de Dr. José Xavier (cientista polar)



"...Escrever este blog também foi um grande prazer. O meu grande objectivo foi sempre informar, motivar e divertir…e para isso, eu próprio tinha de passar por estas emoções. Espero que tenha conseguido transmitir um pouco do que é estar num cruzeiro científico, mostrar que os cientistas são pessoas normais, e que Portugal e a ciência Polar Portuguesa estão de parabéns no Ano Polar Internacional. (...)


José Xavier

16.02.2008


Aproximam-se as celebrações finais do API 2007/2008. Cientistas portugueses participaram pela primeira vez e desenvolveram um trabalho científico e pedagógico notável, já que fizeram tudo para ligar a ciência às escolas!

No projecto Latitude 60 centenas de alunos portugueses e dezenas de escolas participaram em muitas das actividades propostas!

A escola Francisco Torrinha e os seus alunos das turmas 6C/6I fizeram parte desse grupo, desde o primeiro momento, nas áreas curriculares Língua Portuguesa, Formação Cívica e Estudo Acompanhado, no ano lectivo 2006-07.

As turmas participaram no Concurso "Um escritor Polar" com vários trabalhos.


Dinis Matos, a frequentar este ano lectivo o 7C, obteve uma Menção Honrosa com o seu texto de poesia-urbana:"Rap Toda a gente que 'tá no Árctico põe a mão no ar"

que será incluído na edição do livro "Latitude60! Para lá do Ano Polar Internacional" a publicar em Junho 2008, segundo informações da equipa dinamizadora.




Criaram também este blogue temático Torrinhas Exploradores Polares que se encontra citado aqui

Inscreveram-se na actividade "Conversa com um Cientista Polar" e na sequência tivemos o grato prazer de receber na nossa escola o cientista Dr. José Xavier


As celebrações finais sucederam-se um pouco por todo o mundo e prolongaram-se até Junho 2008.


Em Portugal a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica através do programa Ciência Viva participou em todos estes eventos.




Este ano lectivo, coube aos alunos das turmas 5G | 5H |5I prosseguir com as actividades dedicadas ao API 2008!
Novas e interessantes ideias surgiram, e embora os alunos fossem muito mais novinhos e pouco habituados a estes desafios maiores, todos se empenharam com imenso entusiasmo, na consecução  de vários projectos temáticos bastante criativos.






A Professora GSouto

01.03.2008


Creative Commons License


* Por questões que se prendem com a apresentação do projecto, Torrinhas Exploradores Polares, decidimos publicar esta postagem relativa ao ano lectivo de 2007-08, na sequência da primeira e não pela ordem cronológica.



Referências: Outros links (pesquisa) 

IPY - 
International Polar Year 2007-2008http://www.ipy.org
Defenders of Wildlifehttp://www.defenders.org/index.php

ExploraPoles
http://www.antarctida.org/

Dossiê Ano Polar Internacional - jornal "O Público" aqui


No comments: