Friday, June 8, 2012

Dia Mundial dos Oceanos !




As Nações Unidas comemoraram nesta sexta-feira. dia 8 Junho, o Dia Mundial dos Oceanos. A data marcou os 30 anos da Convenção da ONU sobre a Lei do Mar.

Este ano, pretende-se chamar a atenção dos jovens para a protecção dos oceanos.

Tema:  

“Juventude: A próxima onda para a mudança”.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra, e desempenham um papel vital nas nossas vidas e no equilibro do planeta. 

"Para além de serem o habitat de uma grande diversidade de vida marinha, ajudam na regulação do clima e são responsáveis pela prestação de vários serviços ao Homem, que vão desde o fornecimento de alimento à produção de oxigénio. Cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton, o que torna os oceanos o grande pulmão do mundo."






Em mensagem, o Secretário-Geral das Nações Unidas lembrou que quando foi adoptado, em 1982, o acordo "fez história" e "é um monumento vivo da cooperação internacional."



Ban Ki-moon destacou ainda que a proteção dos oceanos e das áreas costeiras está entre as metas da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

Para assinalar a data, várias organizações resolveram criar um vídeo a chamar a atenção para a importância de não alimentar os animais marinhos. Os protagonistas deste vídeo são os golfinhos. 




World Oceans Day
via Google Images

The official designation of World Oceans Day is an opportunity to raise global awareness of the challenges faced by the international community in connection with the oceans. Read more here 

Em 2012, a comunidade internacional une-se em torno da celebração da Biodiversidade, este ano com os olhos postos na Biodiversidade marinha. 

Não esqueça! Pense, e proteja os oceanos!
Geração 'explorer'
08.06.2012


Creative Commons License

Sources:
Oceanário de Lisboa/ World Oceans Day

No comments: