Monday, February 27, 2023

Apresentação Projecto : Geração Polar, a little presentation of a Polar Project at school !






A Escola Francisco Torrinha, Porto, representada pelos alunos das turmas C | I do 6º Ano, no âmbito da Área Curricular Disciplinar de Língua Portuguesa e Áreas Curriculares não Disciplinares de Formação Cívica e Estudo Acompanhado leccionadas pela Professora Gina Souto, participou no Projecto Nacional LATITUDE 60 - Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional 2007-08.

O projecto Torrinhas Exploradores Polares, actualmente Geração Polar, nasceu da ideia participar no concurso À Descoberta das Regiões Polares

No entanto, o blogue não foi admitido no concurso, em virtude da categoria estar prevista só para alunos do 3º ciclo.




credit: Discover Education

Isto não deveria ters sido impeditivo, dado que a construção do conhecimento não passa obrigatoriamente pelos níveis de ensino. E ainda bem! O que seria dos alunos sobredotados!

Compete aos Professores adaptar as competências e aprendizagens ao perfil dos alunos que lecciona e não permitir que os que possuem um elevado nível de competências fiquem retidos em um nível de ensino, neste caso 2º ciclo, que já não cobre as suas reais aptências. 

Os alunos devem avançar para outras aprendizagens, previstas para o nível de estudos seguinte, dando-lhes a oportunidade de alargar os seus conhecimentos, incentivando assim as suas reais capacidades cognitivas e o seu excelente desempenho.





credits: Getty Images

Os ex-Torrinhas Geração Polar, actual Geração Polar adquiriram competências no domínio das IT que não estavam sequer previstas nos programas do Ministério de Educação, muito menos inseridas nos currículos escolares. 

As IT passaram a fazer parte dos currículos de Língua Portuguesa e Francês Língua Estrangeirapela experiência  da Professora GSouto que tinha já vasta experiência na área da Inovação & Educação, e introduziu IT nas suas áreas curriculares de Línguas e áreas não curriculares de Formação Cívica e Estudo Acompanhado.

Os alunos adquiriram competências e realizaram projectos em tempos curriculares e extracurriculares. Estas aprendizagens tiveram lugar em regime de voluntariado, alunas, alunos e Professora em duas horas semanais escolhidas pelos estudantes. Funcionaram assim como actividades de enriquecimento curricular.

Foi pois com muito empenhamento, entusiasmo, alegria, que chegaram ao final desse ano lectivo e de ciclo, mais aptos a gerir os seus conhecimentos digitais. E muito orgulhosos de apresentar o seu projecto web - Torrinhas Exploradores Polares, hoje Geração Polar.

Há vários anos que saíram da escola, prosseguiram os seus estudos em outras escolas. Mais tarde, cursaram diferentes universidades.

Alcançaram os seus objectivos! Superaram as competências previstas para o 2º ciclo, com a aquisição de novas competências não previstas para o nível de ensino que frequentavam e alcançaram as previstas para os ciclos de estudos seguintes.

Todos de parabéns! O grupo de alunos que tornou possível este blogue e todos os seus colegas - turmas 6C e 6I - que apoiaram este pequeno grupo nas pesquisas e recolha de informação.

Foi um gosto imenso trabalhar com estes jovens inovadores que me acompanharam no sonho de transformar o ensino, num ritmo sequencial sem amarras a um determinado perfil de aprendizagem.

Hoje, depois de tirar so seus cursos em diferentes faculdades e universidades, alguns já a trabalharm outros prosseguindo nos seus Masters, dentro e fora do país.

Porém, continuamos, professora GSouto e um pequeno grupo desses mesmos alunos, sempre que temos algum tempo disponível, a divulgar assuntos ligados à Educação Polar numa estreita comunidade online, já que todos somos atentos ambientalistas.

A students' project inspired on International Polar Year (IPY) 2007-2008.





credits: Getty Images


This blog Geração Polar (Polar Gen) developed in Languages curriculum was created by students of a Secondary school in Porto, Portugal, as a curricular and extra-curricular activity to participate at the International Polar Year (IPY). 

For two years, the students worked on this project Geração PolarOne or two hours per week, my students and I went to school in an extra-curricular time to prepare the texts, to choose the themes and photos, making a serious research about Polar environment.






Education and Outreach


There are many ways you and your project members can get involved in Education and Outreach, such as contributing to IPY Blogs, working with local)schools and science centres, or doing media interviews.(...)



www.ipy.org



Now, only few students and me, former Teacher, continue this blog project, in an online collaboration.

We are publishing, news, stories concerning Polar Education, when we have some time. I am tutoring as a collaborator. 

I don't teach in-person anymore. So sad...I miss them, and the school. The students continued their studies in different schools. They grew-up and study in different colleges in different areas: biology, music, engineering, IT, sciences, literature, economy, sport.

Together, we continue the blog Geração Polar with the same enthusiasm as environmentalists.

A Professora Coordenadora| The Tutor Coordinator

GSouto

credits: slideshare Gina Souto & her students

19.06.2007

updated 28.12.2021


Creative Commons License


Blog actualizado: 28.02.2023
Blog update February 28, 2023


No comments: