Saturday, January 14, 2012

Portugueses na Antárctida




  1. Chama-sw orelha da Antárctida por que razão? Quando se olha para o mapa do continente branco, a Península Antárctica é uma tira de terra que parece mesmo uma orelha. 



    E na ponta desta orelha, fica o arquipélago das Shetland do Sul: a Ilha do Rei Jorge é a maior de todas, com 95 quilómetros de comprimento e 25 de largura. 

    É lá que já se encontra uma das várias equipas de cientistas que, neste Verão austral, estão envolvidas na Campanha Antárctica Portuguesa (2011-2012).


    Cientistas portugueses envolvidos? Gonçalo Vieira, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, coordenador geral da campanha portuguesa; Carla Mora, geógrafa física do mesmo centro; Pedro Pina, engenheiro de minas do Instituto Superior Técnico, em Lisboa; e Julio Martin, engenheiro electrotécnico da Universidade de Vigo, em Espanha.

    "Os quatro chegaram, a 5 de Janeiro, à Ilha do Rei Jorge, que dizem ser nublada, chuvosa e muito ventosa no Verão do Hemisfério Sul, e andam já a calcorreá-la para estudar as manchas de neve que não derreteram e o solo que se mantém congelado o ano todo. O projecto de investigação deles chama-se Snow Change e, claro, a grande questão por detrás é a das alterações climáticas."


    Vista para a base uruguaia Artigas e para a península Barton


    Campanha Antárctica Portuguesa 2011-2012: tem seis projectos de investigação em quatro ilhas da Península Antárctica (Ilha do Rei Jorge, Deception, Livingston e Anvers) e envolve cerca de 20 cientistas.

    "Além da neve e do solo congelado em permanência, os projectos da campanha centram-se nos pinguins e na forma como as alterações climáticas estão a afectar a sua alimentação; na contaminação da Antárctida por poluentes; na reconstituição climática nos últimos milhares de anos; e como os peixes estão a lidar com o aumento da temperatura."

    Os primeiros cientistas partiram no final de Novembro, os últimos regressarão em Abril.

    Uma equipa do jornal PúblicoTeresa Firmino (texto) e Nuno Ferreira Santos (fotografia) partiu hoje, dia 14 Janeiro, em direcção à Ilha do Rei Jorge, no arquipélago das Shetland do Sul, na Península Antárctica.


    Base chilena Professor Julio Escudero 

    "Pela primeira vez, dois jornalistas portugueses acompanham o trabalho de cientistas portugueses na Antárctida e ficam numa base de investigação. Durante uma semana, a base chilena Professor Julio Escudero será a  sua casa.
    (...)
    24 horas em viagens de avião até Punta Arenas, no extremo sul do Chile, com vista para o estreito de Magalhães e a Antárctida ainda no imaginário."

    A group of Portuguese scientists is in Antartida, Shetland islands to study some important investigations based on  Snow Change project.


    Geração Exploradores Polares
    14.01.2012
    Creative Commons License 

    Referências:

    Público: Na orelha da Antárctida

    Propolar

No comments: