Saturday, April 9, 2011

Knut, um urso especial






Photo: 





Fotografia: John Macdougall/AFP | Getty Images 

Knut, o urso polar mais conhecido do mundo morreu no dia 19 Março 2011, no Jardim Zoológico de Berlim com quatro anos de idade, vítima de um ataque de epilepsia. Knut tinha nascido em cativeiro no dia 5 Dezembro 2006.


O diagnóstico foi revelado por neurologistas citados pela revista «Focus». Uma TAC realizada ao animal mostrou anomalias no cérebro e, ao que tudo indica, Knut terá herdado a epilepsia do seu pai, Lars.




Autor não identificado*


Knut cativou o mundo, quando foi rejeitado pela mãe, pouco tempo depois de nascer, e o tratador Thomas Döerflein tomou à sua responsabilidade dar-lhe a atenção e o carinho que a mãe urso não foi capaz. 


Mas Döerflein, o seu treinador, morreu em 2008 de um ataque cardíaco. E Knut foi entregue a Heiner Klos que afirma que tudo estava bem com Knut, quando este morreu subitamente no seu tanque, perante os olhares dos visitantes.  


Knut & Thomas
Photo: Franka Bruns/AP

Segundo especialistas, Knut viria a apresentar um comportamento anormal, depois de ter sido rejeitado pela mãe e do seu irmão ter morrido em consequência. 
"A curta e stressada vida de Knut mostra-nos mais uma vez que os ursos polares não podem viver em zoológicos, mesmo que se chamem Knut"

Wolfgang Apel, chefe da Associação de Defesa dos Animais da Alemanha, AFP



Knut o dia do seu 4º aniversário

Foto: Michael Sohn | AP

Knut teve direito a um bolo de aniversário congelado de peixes e vegetais no dia 5 Dezembro 2010, quando completou quatro anos, e parecia muito saudável.


Mas ninguém se refere à perda do seu treinador! Perante todas as fotos que foram divulgadas ao longo dos dois primeiros anos, não temos dúvidas que a relação afectiva de Knut com Döerflein era muito grande. Impossível Knut não ter sentido a ausência do seu treinador que efectivamente viveu com ele os momentos mais delicados.


Será que o stresse ou a epilepsia não se terá manifestado por essa ausência?!


O que é certo é que Knut deixa muitas saudades a todas as crianças berlinenses.


Visitem o sítio web Knut! E aí compreenderão melhor, ao ver alguns vídeos como a amizade entre Knut e Döerflein era mesmo especial!




Knut & Thomas Döerflein, 2007

Nós que assistimos aos primeiros passos de Knut, às suas proezas deliciosas, e que acompanhamos o seu crescimento e o afecto entre Knut e o seu tratador Thomas Döerflein ficámos profundamente tristes ao saber da suas mortes.

Assim, esta é a nossa homenagem a Knut e ao seu tratador! 

R.I.P. Knut & Thomas



Stamp for environmentalism, polar bear Knut
A picture of Knut, the polar bear, with his main keeper Thomas Döerflein in 2007, taken at Berlin's Zoologischer Garten zoo. 

Knut died suddenly on 19 March 2011, a probable victim of undiagnosed brain damage, his zoo said. Berlin zoo said in a statement that a preliminary necropsy revealed 'significant changes to the brain, which could be seen as the reason for the sudden death of the polar bear'.


Who knows if Knut was unhappy after Thomas Döerflein's death in 2008?


Visit the website Knut. You will understand better Knut and Döerflein's friendship!


R.I.P. Knut & Thomas 



'Gen' Explorer


09.04.2011


Creative Commons License

No comments: