Glaciar Petermann
Pat Lockerby
http://glacierchange.files.wordpress.com
Esta foto do arquivo mostra um glaciar no Árctico. Especialistas acreditam ter descoberto um bebedouro da expedição polar de Sir Ernest Shackleton, depois de abrir uma caixa de uísque soterrada há cem anos no gelo da Antártida.
Glaciar Petermann
AP Photo/NASA 2010
uerda, e em 5 de Agosto 2010, à direita - mostram o glaciar Petermann no norte da Gronelândia. Uma gigantesca ilha de gelo, vista à direita, rompeu o glaciar Petermann.
Um cientista da Universidade de Delaware diz que a camada de gelo flutuante cobre uma área de 260 quilómetros quadrados - mais de quatro vezes o tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) diz que os cataclismos relacionados com o clima em Julho e Agosto se encaixam nos padrões previstos pelos cientistas da climatologia, embora eles sempre evitem ligar directamente os desastres naturais directamente ao aquecimento global.
Glaciar Petermann
créditos:NASA 2010
AFP/Greenpeace/File/Nick Cobbing
Esta foto captada em 12 de Julho de 2009 e divulgada pelo Greenpeace mostra uma secção do glaciar Petermann. Uma gigantesca ilha de gelo quatro vezes maior que Manhattan quebrou um icebergue no noroeste da Gronelândia, disse um pesquisador de uma universidade norte-americana.
créditos: NASA