Sunday, January 26, 2014

Cryosat detecta característica do gelo na Antárctida





Cryosat Explorer
ESA|AOES Medialab

O vento persistente soprando através do planalto antártico esculpe ondulações grandes e curvas na superfície do gelo, e parece que a sua passagem pode ser detectada em dados de satélite.

Conhecido como sastrugi, essas ondulações têm a aparência de merengue ou glacé.

A maioria são pequenas demais para serem fotografadas directamente a partir da órbita, mas um satélite pode discernir a sua presença a partir da forma como elas deixam um sinal de radar.

Cryosat nave espacial da agência espacial europeia (ESAencontrou esses sinais, dado que procurou medir as mudanças na altura do gelo.




Um padrão distinto e muito incomum irradiando do Pólo Sul apareceu nos seus mapas .

No início, isso causou alguma consternação na Agência Espacial Europeia (ESA), porque o radar Cryosat sugeriu que a missão poderia ter tido uma falha.

Os dados do radar são usados para monitorizar mudanças na altura do gelo.

" O padrão era muito acentuado e pareceu bater em torno do pólo ", explicou Tom Armitage do UK Nerc Centre for Polar Observation and Modelling da University College London.

Acontece que os resultados-padrão da forma do sinal de radar polar interage com a superfície do gelo e perto da superfície. 


Photo: Jack Brauer

A Antárctica é dominada pelos fortes ventos katabatic, que descem do interior em direcção ao litoral. 

Estes ventos sopram da mesma forma ao longo de períodos prolongados de tempo, produzindo características direcionais no gelo muito acentuadas.

Os sastrugi são uma consequência do katabatic, mas o alinhamento apresentado afecta também a micro-estrutura da camada de neve e a sua orientação. 

Podes ler mais aqui

(tradução livre do artigo da BBC abaixo assinalado)



Photo: NSF

The persistent wind blowing across the high Antarctic plateau sculpts striking waves and curves in the ice surface, and it seems their signature can be detected in satellite data.
Known as sastrugi, these features have the look of meringue or royal icing.
Most are too small to be photographed directly from orbit, but a satellite can discern their presence from the way they scatter a radar signal.
Europe's Cryosat spacecraft encountered this issue as it sought to measure changes in the height of the ice.
Read more here
geração explorer
26.01.2014
Creative Commons License

No comments: