Thursday, August 15, 2013

Aquecimento dos oceanos e mudanças climáticas




Aquecimento oceanos
foto: Alamy

Cientistas britânicos revelaram em Julho último que a recente desaceleração das temperaturas globais é eventualmente devida ao lento aquecimento dos oceanos profundos.
Os oceanos são uma das maiores fontes de absorção do calor da Terra e isto é notável em efeitos como o aumento do nível do mar, causado pela expansão de grandes massas de água à medida que aquecem. A absorção da água dura longos períodos, com o calor da superfície a ser gradualmente distribuído pelas partes mais baixas dos mares.
Ao mesmo tempo, as temperaturas globais têm-se mantido amplamente estáticas ao longo dos últimos cinco anos, embora ainda estejam acima dos padrões históricos. Os anos entre 2000 e 2012 representam parte dos 14 anos mais quentes já registados.




Os cientistas garantem que as evidências apontam para a continuação do aquecimento global nas próximas décadas, com os gases com efeito de estufa na atmosfera a contribuirem para as alterações climáticas.
No entanto, segundo Grist, Peter Stott, de Met Office, todos os modelos climáticos gerados por computador mostraram que são esperados períodos de aquecimento mais lentos como parte da natural variação do ciclo climático.
Para além do aquecimento dos oceanos profundos, há outros factores que têm desempenhado um papel importante na desaceleração deste aumento da temperatura. Factores como o mínimo solar – período em que o sol está menos activo e gera menos calor, como ocorreu em 2008 e 2009 – e uma série de pequenas erupções vulcânicas, incluindo a do vulcão Eyjafjallajökull, Islândia, em 2010 ou no vulcão Puyehue, Chile, em 2011, como podem ler no nosso blogue Torrinhas Verdes.

As cinzas de vulcões reflectem a luz de volta para o espaço e as grandes erupções registadas no passado tiveram assim um efeito de refrigeração, mesmo que temporário.
Apesar da desaceleração do aquecimento, é provável ainda que em 2060 o planeta registe temperaturas médias de mais de 2º C acima dos níveis que os cientistas consideram como sendo o limite de segurança, fazendo com que os impactos das mudanças climáticas tendam a ser catastróficos.




A recent slowdown in the upward march of global temperatures is likely to be the result of the slow warming of the deep oceans, British scientists said on Monday, July 22, 2013.
Oceans are some of the Earth’s biggest absorbers of heat, which can be seen in effects such as sea-level rises, caused by the expansion of large bodies of water as they warm. The absorption goes on over long periods, as heat from the surface is gradually circulated to the lower reaches of the sea.Read more here 
If you want, you can read the article on The Guardian| Environment here
Se quiser, pode ler o artigo no The Guardian | Environment aqui
Geração 'explorer'

15.08.2013
Creative Commons License

No comments: