Saturday, July 14, 2012

Brasil: Pinguins encontrados mortos na praia




Pinguins mortos Praia Tramandí | foto AE


Ontem dia 13 Julho 2012, cerca de 500 pinguins foram encontrados mortos  ao longo de 50 quilómetros da costa do estado brasileiro de Rio Grande do Sul, revelou sexta-feira a imprensa brasileira.


Golfinhos na costa do Peru (Maio 2012)


Depois de no mês de Maio passado terem dado às praias peruanas cerca de 800 golfinhos e 1200 aves, (sobre este assunto escrevemos Peru: mistério da morte de pelicanos e golfinhos no nosso 'green' blog), eis que surge este outro imenso desastre ecológico que põe em risco a biodiversidade.

De acordo com a agência Lusa, os animais foram localizados por populares no mar entre os municípios de Quintão e Tramandaí, no extremo norte do estado, tendo as autoridades sido avisadas de imediato.

Efectivos das autoridades ambientais e do Centro de Estudos Costeiros recolheram amostras para determinar a causa da morte dos animais.

Pesquisadores do Ceclimar e da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vão estudar as causas destas mortes. O resultado deve ser divulgado em 30 dias.

Segundo as autoridades ambientais, nesta época do ano, as aves migram da Patagónia para o norte em busca de alimentos. No deslocamento que, muitas vezes, vai até o litoral do Sudeste do Brasil, há grupos que sucumbem à exaustão, fome ou doenças e são arrastados para as praias do Sul.



Dead Penguins Tramandí Beach (Brazil)
In Brazil, on a beach, hundreds of penguins have been found without an apparently reason. But climate changes and no food are between the real causes.

The Brazilian environmental  authorities are studying the case. Penguins travel far away to find food and they die of exhaustion.


Tudo isto porque os animais deixaram de ter alimentos e são obrigados a migrar percorrendo grandes distâncias.

Esperemos que este e o caso do Peru possam ser explicados, mas sobretudo evitados.

Geração 'explorer'
14.07.2012

Creative Commons License

Referências: 

Encontrados 500 pinguins mortos na costs do Brasil

Pinguins são encontrados mortos na costa do Rio Grande do Sul

Sunday, July 1, 2012

Gronelândia: turistas comem carne de baleia ?



Baleias na Gronelândia

Há algumas décadas, a presença das baleias na Antárctida era abundante. Hoje é uma das espécies dadas como em via de extinção. Daí que se tenha finalmente chegado à proibição internacional da caça à baleia.
Actualmente vigora uma proibição internacional que apenas permite duas excepções: as actividades com fins científicos e a caça de subsistência das populações autóctones (a actividade faz parte da tradição e cultura locais). E a Gronelândia é uma destas zonas.
A Gronelândia é um território ultramarino da Dinamarca que requisita todos os anos 670 toneladas de carne de baleia para satisfazer a procura dos habitantes locais.




Restaurante Dinamarca
Contudo, uma investigação realizada pela Whale and Dolphin Conservation Society (WDCS) revelou que o principal destino desta carne são os turistas. 
A organização verificou que a carne de baleia está disponível em restaurantes, hotéis e supermercados.
“Mas para quem realmente é esta carne?”, alerta Chris Butler-Stroud, CEO da WDCS. 
Nos 24 dos 31 restaurantes visitados estava disponível aos turistas carne proveniente da baleia-comum, da baleia-anã e baleia-da-Gronelândia. 
“A nossa investigação mostra que a necessidade de mais baleias é promovida pelo mercado e não pelas necessidades aborígenes.”
Chris Butler-Stroud



credits: Robert Pitman 
Nos últimos 24 anos, os pedidos de quotas de caça à baleia aumentaram 89%. No entanto, a população nativa da Gronelândia só aumentou 9.9%. Também o número de caçadores licenciados diminuiu 39%.
É esperado que a Dinamarca peça à "Comissão Baleeira Internacional" o aumento das quotas de caça à baleia na reunião da Comissão que decorrerá no próximo mês.
A organização alerta ainda os turistas que é ilegal e pode dar pena de prisáo trazer carne de baleia comprada na Gronelândia para os Estados Unidos ou União Europeia.
Para quando o final deste terrível extermínio das baleias, uma espécie marinha já em vias de extinção há alguns anos, e um acto selvático de animais que têm uma importância vital na biodiversidade marinha?



Observação de baleias azuis | Antárctida
The International Whaling Commission (IWC) is holding its annual meeting in Panama during the first week of July. As it does so, a WDCS undercover investigation reveals whales killed for supposed ‘desperate local needs’ in Greenland are being served to tourists.
Read more here

Geração 'explorer'

01.07.2012

Creative Commons License