Voltamos. E voltamos com um evento mundial para defesa do nosso planeta e de extrema importância para as regiões polares.
A Marcha Global de Acção pelo Clima, marcada para antes da cimeira de chefes de Estado sobre alterações climáticas, nas Nações Unidas, espera um milhão de participantes e defende "atitudes indispensáveis para criar um mundo com uma economia que funcione para as pessoas e para o planeta", segundo a organização.
A Marcha Global de Acção pelo Clima, marcada para antes da cimeira de chefes de Estado sobre alterações climáticas, nas Nações Unidas, espera um milhão de participantes e defende "atitudes indispensáveis para criar um mundo com uma economia que funcione para as pessoas e para o planeta", segundo a organização.
Através do site peoplesclimate.org, o movimento, que reúne associações de diversas áreas, pede a participação de todos e a organização de acções em cada país.
No site do evento são já apontadas três iniciativas em Portugal: duas marchas, uma no Porto, outra em Lisboa, cidade que também tem um conjunto de ações a sensibilizar os seus habitantes para as vantagens de alterarem hábitos, andando mais a pé.
As duas cidades portuguesas juntam-se a muitas outras cidades mundiais no alerta a todos, principalmente os responsáveis políticos, para a necessidade de travar as emissões de gases com efeito de estufa e as mudanças do clima, com efeitos negativos em vários pontos do planeta
photo: Kadir van Lohuizen |The New York Times
Londres, Berlim, Nova Deli, Lisboa, Melbourne, S.Paulo, Dublin, Seul, Porto, Joanesburgo ou Quénia são exemplos de muitas das adesões já confirmadas mundialmente.
Climate Summit 2014
Lisboa e Porto são as duas cidades portuguesas que terão a sua marcha prevista para o dia 21 Setembro, pelas 12:00 horas.
Em Lisboa, o lema é "Lisboa ciclável pelo clima", no Porto será no Parque da Cidade, e o lema é "Porque o ar que temos de respirar é de todos - salvem as árvores - luta contra a poluição!".
"Está nas mãos de todos, e de todos os chefes de Estado e de Governo, e na ação de cada um de nós mudar o curso daquilo que se prevê para as próximas décadas".
"Os efeitos das alterações climáticas dizem respeito a todos" (...) "é necessário tomar medidas", lembram as organizações que participam na marcha, que "pretende chegar perto de um milhão de pessoas".
Francisco Ferreira, Quercus
The Oceanic Preservation Society
Mas uma outra acção está prevista para a Cimeira das Nações Unidas. As paredes da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, irão reflectir espécies raras em vias de extinção, de acordo com os responsáveis pela Marcha do Clima, que se realiza este fim-de-semana.
Estes animais serão projectados no sábado, 20 de Setembro, entre as 20:00 e as 23:00 - hora de Nova Iorque – e as 15:00 e 18:00 hora portuguesa.
A acção será desenvolvida pela The Oceanic Preservation Society, uma ONG norte-americana especializada na conservação marinha e responsável pelo filme Racing Extinction, que segue uma equipa de activistas à medida que estes vão contando a história das alterações climáticas através da lente de uma extinção de espécies em massa.
O filme pretende chamar mais pessoas para a causa da conservação e galvanizar a população para salvar estas espécies antes que seja tarde demais.
De acordo com os conservacionistas, "o Planeta estará a perder cerca de 30 mil espécies por ano, muitas delas ainda nem sequer foram descobertas pelos humanos."
Jane Goodall, Al Gore, Ban Ki-moon
credits: AP Photo/Craig Ruttle
The Climate Summit UN will take place on 23 September, 2014. The summit will be about action and solutions that are focused on accelerating progress in areas that can significantly contribute to reducing emissions and strengthening resilience – such as agriculture, cities, energy, financing, forests, pollutants, resilience and transportation.
For the first time since the failed 2009 negotiations in Copenhagen, world leaders - more than 120 are expected to attend - will gather to hammer out a way forward in the run-up to the next big round of climate change talks in Paris in December 2015.
Leonardo DiCaprio, UN Ambassador Climate
credits: Barcroft
The United Nations Secretary-General Ban Ki-moon has designated Academy Award-nominated actor and committed environmental activist, Leonardo DiCaprio, as "UN Messenger of Peace with a special focus on climate change".
“Mr. DiCaprio is a credible voice in the environmental movement, and has a considerable platform to amplify its message,” […]
Leonardo DiCaprio, UN Ambassador by Ban Ki-moon
secretary general UN
credits: UN
In 1998, the actor established the Leonardo DiCaprioFoundation, whose mission is protecting Earth’s last wild places and building a more harmonious relationship between humanity and the natural world, the United Nations said in a statement. The organization has contributed funds toward protecting tigers in Nepal, elephants in the wild, and marine animals, including sharks.
The wall of United Nations Headquarters New York will be illuminated by some images from Racing Extinction wich tell the story of climate change through the lens of species extinction
On September 21, 2014 people around the world will take action People's Climate March.
The biggest march will be in New York, but a great number of cities around the world: London, Lisbon, Berlin, Porto, Melbourne, S.Paulo, Dublin, Seul, Bogota, Istanbul, Paris, Rio, Delhi, Joahnnesburg, Lagos, Amsterdam.
Join your city, searching global here
peoplesclimate.org
Geração 'green'
18.09.2014