Monday, March 26, 2018

Hora Planeta : Biodiversidade : mais de 100 baleias morrem na praia




Earth Hour 2018

Celebrou-se no passado dia 24 Março, o movimento mundial Earth Hour para homenagear o nosso Planeta, encorajando pessoas, comunidades e países a desligarem al luzes e aparelhos que não fossem essenciais durante uma hora. E a aderência mundial foi imensa. Países de todo o mundo em número de 188 participaram.
A iniciativa nasceu, como sabemos em Sidney, na Austrália, em 2007 e desde então expandiu-se por mais de 187 países e 7.000 cidades. Esta é portanto a 11ª edição da Hora do Planeta.
Foi celebrada mais uma edição de Earth Hour, uma semana mais cedo que o habitual, fim de Março, devido às comemorações religiosas da Páscoa
Assim, estamos certos que aderiram a acto simbólico de grande impacto ambiental, por volta das 20h30 ( hora local)


A nossa conexão com a Terra e a natureza é inegável: ganha do nosso Planeta e ganhamos todos nós. Daó que o tema 2018 tenha sido a Biodiversidade
A biodiversidade - a rica variedade de vida na Terra - continua a diminuir ano após ano. 
Este ano e até 2020, somos convidados a nos reconectarmos com a natureza. Redescobrir os espaços verdes da nossaa cidade, revegetar de edifícios, agricultura urbana, escolher alimentos que favoreçam uma agricultura que respeita o meio ambiente, petição contra projectos económicos destrutivos de espaços naturais, lutar contra o tráfico de espécies selvagens.
As causas? Perda de habitat, poluição, excesso de pesca, espécies invasoras e mudanças climáticas, que podem levar à extinção de uma em cada seis espécies. 

Lembremos Sudão, o último rinoceronte-branco do norte que morreu esta semana.



Baleias-piloto 
de aleta curta, praia de Hamelin Bay, Austrália 
Um grupo de cerca de 150 baleias-piloto de aleta curta ficaram encalhadas na sexta-feira, dia 23 Março, na praia de Hamelin Bay, a 300 km de Perth, Austrália Ocidental.
O alerta foi dado por um pescador e desde logo se mobilizaram mais de 100 voluntários, além de veterinários e autoridades competentes. De acordo com o Departamento de Conservação e Biodiversidade daquela região apenas seis baleias sobreviveram.




Voluntários tentam salvar as baleias-piloto 
Praia de Hamelin Bay, Austrália

Durante o resgate, Jeremy Chick, responsável pela operação de salvamento disse que “mover as baleias que ainda estavam vivas era logisticamente difícil devido ao terreno rochoso, à localização das baleias mortas e ao mar agitado”

O Departamento de Biodiversidade e Conservação disse que este foi um dos maiores eventos a que já assistiu envolvendo o encalhe de baleias em praias. 

Os cientistas vão agora recolher material genético dos animais que morreram para tentar perceber o que pode ter levado as baleias a aproximarem-se tanto da costa.





As baleias-piloto de aleta curta habitam sobretudo nas zonas tropicais e subtropicais e costumam ser vistas em grupo, normalmente com menos de 100 elementos.

Precisamos urgentemente de dar prioridade à biodiversidade e a natureza do nosso Planeta.

Foi com profunda tristeza que seguimos os esforços para tentar salvar tantas baleias. Mais uma razão, quase na véspera da Hora Planeta, para termos aderido à Earth Hour cujo hashtag foi Connect2Earth. 

Foi ainda mais premente desligar as luzes por uma hora para podermos expressar simbolicamente a nossa consciência e disposição de agir para proteger melhor a biodiversidade.





Earth Hour 2018

Our connection to Earth and nature is undeniable: Our planet's gain is everyone’s gain.
Biodiversity – the rich variety of life on Earth – continues to decline year on year. We must urgently prioritise ouplanet’s biodiversity and nature. 

A tribute to Sudan, the last rhino male white. Sudan is dead this week.
Remembering  the 150 pilot whales found beached at Hamelin Bay, about 300km (180 miles) past Friday, March 23. Only six whales have survived a mass stranding of pilot whales on the coast of Western Australia.



Map  Hamelin Bay, Perth, Western Australia
About 150 of the animals were found beached at Hamelin Bay, about 300km (180 miles) south of Perth.



Pilot whales died in Hamelin Bay, Perth
credits: uknown/ BBC
Their discovery by a local fisherman on Friday prompted a major rescue effort to return them to deeper waters.
However, by nightfall, more than 140 of the whales had died, with deteriorating weather conditions and the threat of frenzied sharks impeding efforts.

More than 100 volunteers, wildlife personnel and others came to the aid of the beached pilot whales, a species known to strand en masse.


Volunteers helping pilot whales in Hamelin Bay, Perth
credits: ABC
"I've never seen anything like it, seen so many whales beached like this," one tourist told the Associated Press news agency.

"Unfortunately, most of the whales beached themselves on dry land overnight [on Thursday] and have not survived," 
Jeremy Chick, Parks and Wildlife Service spokesperson 
As we could see, it's urgent #Connect2Earth#Connect2Earth was created to organise our efforts, allowing us to shed light on topics impacting our planet’s well-being.
How do you #Connect2Earth? Get involved now by starting conversations, sharing our thoughts, and spreading the word about our connection to this place we call home.

Geração 'explorer'

26.03.2018

Creative Commons License

References:

Observador/ Natureza
BBC/ Australia

No comments: