foto: NASA|ESA & G.Bacon (STScl)
Uma nova descoberta feita através do telescópio Hubble dá conta de um planeta fora do nosso sistema solar, de cor azul, que atinge mil temperaturas de mil graus Celsius durante o dia e onde provavelmente chove vidro líquido.
A imagem é um conceito artístico do planeta criada por G. Bacon.
A cor azul do gigante gasoso nomeado "HD 189733b" não tem origem nos oceanos, como no caso do nosso planeta Terra, mas sim numa atmosfera muito nublada e escaldante, com nuvens altas carregadas de partículas de silicatos.
Segundo a NASA, esses silicatos, condensados com o calor, podem formar minúsculas gotas de vidro, que reflectem mais luz azul do que vermelha.
Na superfície, as temperaturas atingem os mil graus, com ventos a soprar a mais de 7.200 kms/hora.
O planeta já foi descoberto em 2005 pelos astrónomos que trabalham com o Hubble, mas só agora estes conseguiram detectar a cor azul profunda do "HD 189733b".
A descoberta será publicada em The Astrophysical Journal Letters, na edição de Agosto.
Ainda segundo a NASA, o planeta está a 'apenas' a 4,6 milhões de quilómetros da sua estrela. Um dos lados está sempre na escuridão por se encontrar "gravitacionalmente trancado".
Mercúrio, por exemplo, o planeta mais próximo do nosso Sol nunca está a menos de 46 milhões de quilómetros da estrela.
Image Credit:
NASA, ESA, and G. Bacon (STScI)
Astronomers making visible-light observations with NASA's Hubble Space Telescope have deduced the actual color of a planet orbiting another star 63 light-years away.
The planet is 'HD 189733b', one of the closest exoplanets that can be seen crossing the face of its star. Read more here
Credits: NASA | Time
Geração 'explorer'
12.07.2013
Referências | References:
Visão | Notícias
NASA | Hubble Space Telescope